segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Física

Oi gente, eu sei que andei sumida por algumas semanas, mas agora estou de volta com um resumo de:

Termologia

Estuda o calor e os fenõmenos relacionados a ele.
Calor: a energia dos movimentos das partículas que compõe a matéria e que se transfere de um corpo para o outro.
Temperatura: é a grandeza física que mede o estado de agitação das partículas de um corpo.
Equilíbrio Térmico: é quando os corpos possuem a mesma temperatura, e não há transferencia de calor.
Os corpos se dilatam quando aquecidos e se contraem quando resfriados.



Escalas Termométricas:


Para converter de uma escala para a outra:


Segue alguns exercícios de conversão de escalas:

1) Efetue as conversões:
a) 10°C em °F

b) -40°C em °F

c) 0°F em °C

d)150 K em °C

e)104°F em K


Continuação: 

Propagação de calor: há três meios do calor se propagar, por condução, convecção ou irradiação

A condução: Quando dois corpos com temperaturas diferentes são colocados em contato, as moléculas do corpo mais quente, colidindo com as moléculas do corpo mais frio, transferem energia para este. Esse processo de condução de calor é denominado condução. No caso dos metais, além da transmissão de energia de átomo para átomo, há a transmissão de energia pelos elétrons livres, ou seja, são os elétrons que estão mais afastados do núcleo e que são mais fracamente ligados aos núcleos, portanto, esses elétrons, colidindo entre si e com átomos, transferem energia com bastante facilidade. Por esse motivo, o metal conduz calor de modo mais eficiente do que outros materiais.

Convecção: Da mesma forma que o metal, os líquidos e os gases são bons condutores de calor. No entanto, eles transferem calor de uma forma diferente. Esta forma é denominada convecção. Esse é um processo que consiste na movimentação de partes do fluido dentro do próprio fluido. Por exemplo, vamos considerar uma vasilha que contenha água à temperatura inicial de 4°C. Sabemos que a água acima de 4ºC se expande, então ao colocarmos essa vasilha sobre uma chama, a parte de baixo da água se expandirá, tendo sua densidade diminuída e, assim, de acordo com o Princípio de Arquimedes, subirá. A parte mais fria e mais densa descerá, formando-se, então, as correntes de convecção. Como exemplo de convecção temos a geladeira, que tem seu congelador na parte de cima. O ar frio fica mais denso e desce, o ar que está embaixo, mais quente, sobe.

Irradiação: Podemos dizer que a irradiação térmica é o processo mais importante, pois sem ela seria praticamente impossível haver vida na Terra. É por irradiação que o calor liberado pelo Sol chega até a Terra. Outro fator importante é que todos os corpos emitem radiação, ou seja, emitem ondas eletromagnéticas, cujas características e intensidade dependem do material de que é feito o corpo e de sua temperatura. Portanto, o processo de emissão de ondas eletromagnéticas é chamado de irradiação. A garrafa térmica é um bom exemplo de irradiação térmica. A parte interna é uma garrafa de vidro com paredes duplas, havendo quase vácuo entre elas. Isso dificulta a transmissão de calor por condução. As partes interna e externa da garrafa são espelhadas para evitar a transmissão de calor por irradiação.

Gabarito para os exercícios de conversão de escalas:
1)a) 50° F
b) -40°F
c) 17, 777... °C
d) -123°C
e) 313 K





Fontes:
http://www.brasilescola.com/fisica/processo-propagacao-calor.htm

Apostila Curso Genius



Nenhum comentário:

Postar um comentário