O Estudo do Movimento dos corpos - Parte 1
Movimento é uma variação da posição de um corpo.
Trajetória é o caminho percorrido, e pode ser retilíneo (em linha reta) ou curvilíneo (em curvas).
A posição é indicada pela letra S. Quando ocorre um deslocamento, ocorre uma variação da posição, para calcularmos esse deslocamento escalar, utilizamos a seguinte fórmula
Obs: A fórmula também se aplica para calcularmos a variação de tempo.
Para determinarmos se um objeto está em movimento ou em repouso, sempre consideramos um referencial. Por exemplo, vamos imaginar a seguinte cena: certa pessoa está esperando no ponto de ônibus, essa pessoa está em repouso em relação à rua, mas está em movimento em relação ao ônibus, pois sua distância varia a cada instante. Mas e a pessoa que está dentro do ônibus? Ela está em repouso ou em movimento? Se o referencial for a pessoa parada no ponto, ela está em movimento, mas em relação ao ônibus, ela está em repouso, pois a distância entre eles não varia.
Velocidade Média:
Para calcularmos a velocidade média de um carro, por exemplo, ao percorrer uma distância em determinado período de tempo, usamos essa fórmula:
Movimento Retilíneo Uniforme
- Velocidade Constante
Para calcularmos a posição em função do tempo, ou seja, quanto um corpo percorreu em um tal limite de tempo, usamos a fórmula seguinte:
São muitas fórmulas para decorar, então vou ensinar aqui um jeito de vocês nunca mais esquecerem essa fórmula, a qual chamo de fórmula "Sorvete"
Lendo So + V.T, podemos facilmente comparar à palavra sorvete
Assim que puder, postarei a Parte 2 dessa aula, onde falaremos sobre aceleração e MRUV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário